RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS
 
A atuação do ZP em casos de Recuperação de Créditos

Nossa experiência tem mostrado que a inadimplência deve ser tratada com mecanismos mais contundentes e que permitam uma mudança no comportamento do consumidor atual, que está habituado à utilização de procedimentos judiciais protelatórios, que implicam na perda do crédito ou, ainda, no aumento substancial do tempo de recuperação, afetando o fluxo de caixa e a rentabilidade das empresas que sofrem com tal comportamento.

Nosso modelo de trabalho contempla medidas adicionais àquelas tradicionalmente aplicadas em uma cobrança judicial, visando com isso criar maiores contingências aos devedores e seus responsáveis legais, o que facilita e torna eficaz nosso trabalho de gestão negocial.

Analisamos profundamente cada um dos casos e avaliamos um conjunto de medidas tendentes a dar satisfatoriedade ao crédito e também que possam compelir as empresas a uma solução negocial, como por exemplo, protesto, execução, arrestos, seqüestros, negativação, penhora sobre receitas, bloqueio on line, etc.

No caso de créditos junto a órgãos públicos, utilizamos da Lei deResponsabilidade Fiscal como instrumento de recuperação de créditos, através da demonstração judicial e perante órgãos de fiscalização como Tribunais de Contas e Ministério Público, que o não pagamento sistemático de contas de consumo regulares é pratica vedada na Lei de Responsabilidade Fiscal e que enseja responsabilidade pessoal dos gestores.

O envolvimento pessoal dos Administradores é medida de extrema eficácia para soluções negociais. Utilizamos a boa técnica jurídica para criar meios que permitam uma negociação mais eficaz, além de contribuir para o aprimoramento dos gestores das Concessionárias na criação de modelos de atuação e instrumentalização de relações jurídicas que permitam reduzir a inadimplência desta natureza.

Nos casos de Hospitiais filantrópicos, públicos e privados há também a utilização de teses jurídicas criadas pelo escritório que objetivam compelir e intervir na própria administração hospitalar visando garantir o recebimento dos créditos de nossos clientes.

Gestão após a Negociação


O encerramento do caso se dá com o recebimento integral do crédito. Durante o prazo do eventual parcelamento permanecemos acompanhando seu cumprimento. Contempla inclusão de garantias (se necessário), homologações judiciais e levantamento de depósitos judiciais.