12/09/2013
Formatação de Franquia requisito de sucesso da expansão. 
Considerando um modelo de negócio que já foi experimentado pelos seus criadores, já passou pela fase das adaptações e da consolidação diante do seu público, que já conseguiu construir um valor agregado à sua marca e que está, portanto, pronto para crescer no mercado, cabem as questões: isso basta para um expansão bem sucedida? Como implementar esse crescimento? Continuar com unidades próprias ou unidades franqueadas?

Vencida a primeira etapa do desafio de empreender um bom negócio e de fato colocá-lo no mercado, o segundo passo é justamente decidir se é desejo dos empreendedores expandir o negócio e caso a resposta seja afirmativa, como implementar essa expansão.

A resposta para todas essas perguntas começa a se definir necessariamente pela análise do investimento. Se de um lado, crescer em unidades próprias do negócio apresenta certa tranqüilidade em termos de qualidade, métodos e procedimentos, trata-se de opção que demanda investimento integral por parte do mesmo empreendedor o que requer a criação de uma estrutura administrativa e de logística mais elaborada, sem falar do custo e risco gerados pelo aumento do número de funcionários próprios necessários para implantar as novas unidades.

Por outro lado, a opção da expansão por meio de unidades franqueadas possibilita crescimento sem investimento integral pelo empreendedor, sem aumento significativo da estrutura administrativa e sem os riscos trabalhistas inerentes às novas unidades. Como contra-partida, o franqueado é um “parceiro” quase sócio e requer que exista uma equipe do franqueador, apta a prestar-lhe esclarecimentos, treinamento e orientação constantes para que seja mantido o padrão do franqueador no produto e/ou na prestação de serviços.

A expansão por franquia é sem dúvidas uma opção muito interessante, mas não pode ser confundida com uma mera “cessão de direito de uso de marca”.
Com efeito, franquear pressupõe permitir ao franqueado que utilize não apenas uma marca e seus diversos sinais distintivos e identificativos. Trata-se de entregar-lhe um verdadeiro Manual de Procedimento da Operação do Negocio e isso significa que, não apenas o produto ou serviço, assim como a marca, sejam trabalhados e disponibilizados para os franqueados. Além disso, o franqueador deve fornecer aos seus franqueados, de maneira “manualizada”, ou seja, padronizada, todo o Know How de administração e de operação do negócio.

Isso inclui, rotinas de planejamento de marketing, planejamento administrativo-financeiro, sistemas de controle, faturamento, estoque, treinamentos diversos, estabelecimento de padrões de qualidade de produtos e fornecedores etc.

O objetivo de todo esse trabalho e a contra-partida pelo pagamento da taxa de franquia, é sempre oferecer ao franqueado um “sistema de gestão” que seja
Construido com vistas a minimizar o risco do negocio e proporcionar melhores condições de auferir resultados lucrativos que serão partilhados entre esses “parceiros”.

Justamente visando afastar os problemas com franquias “mal formatadas” e até mesmo “não formatadas”, o projeto da nova lei de franquias em tramite perante o Congresso nacional, prevê obrigatoriedade de os franqueadores estarem há 02 anos 
(artigo 5º do PL 3234/2012) comprovadamente atuando no mercado.

Os seguintes passos devem necessariamente ser tomados sempre orientados por profissionais especializados em formatação de franquias: análise profunda de viabilidade do empreendimento; analise dos procedimentos (padrão ISO); planejamento estratégico; manualização.

Fato é que, quem pretende seguir por esse caminho deve fugir de "contratos padrão de franquia", muitas vezes desenvolvidos por profissionais não capacitados adequadamente e que acabam por colocar o franqueador em um alto grau de risco de responsabilidade pelo desempenho do negocio do seu franqueado.

A formatação de franquia é um trabalho personalizado. Não existe formatação padrão, modelo, que seja aplicável a todos os tipos de negocio. Cada negócio possui suas particularidades e cada contrato deve contemplar essas particularidades.

Com o aumentar o número de unidades - franqueadas – há que se considerar que a equipe já existente na empresa franqueadora deverá ser adaptada para suprir o atendimento e a supervisão necessária para um bom desempenho do franqueado. O franqueado necessita de atenção, dedicação e muito treinamento.

O suporte adequado ao franqueado é fundamental para o sucesso do empreendimento.

O sucesso do negocio franquia será resultado de investimento em planejamento e consultoria especilizada e multidisciplinar para formatação de franquia.

No próximo artigo, o tema será: o que é diferencial hoje quando se fala em franquia? Como oferecer ao seu franqueado um negocio melhor do que o do seu concorrente?

Vanessa Gramani, associada ao escritório Zanetti e Paes de Barros Advogados Associados, responsável pelo departamento especializado em Franquias e Contratos de Shopping Center.
 
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