09/12/2014
Receita retém mais de 900 mil declarações do IR na malha fina.

A Receita Federal reteve quase 938 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física relativo a 2014 na malha fina, segundo nota divulgada nesta terça-feira pelo órgão. Desse total, 740 mil envolvem declarações com imposto a restituir, 174,3 mil são declarações com impostos a pagar e 22,8 mil são declarações sem saldo a pagar ou restituir.


De acordo com as informações da Receita, 52% dos casos na malha fina se devem a omissão de rendimentos, que ocorre quando o valor do rendimento declarado é menor do que o informado pela fonte pagadora, explicou, em nota, a secretaria da Receita.

Em seguida na lista de principais causas vêm despesas médicas, com 20% das retenções, ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), com 10% dos casos, e a quantidade de dependentes, que responde por 7% dos casos.


Agora, o contribuinte retido na malha fina pode consultar a sua situação na página da Receita na internet e seguir as instruções presentes no site. Se houve algum erro na declaração prestada originalmente, ele deverá enviar uma declaração retificadora. Caso contrário, a contribuinte tem que agendar um atendimento na Receita Federal para solucionar o problema.


Fonte: Valor Econômico.

 
Essas informações foram úteis para você?
Sim Não