24/10/2013
CHECK LIST DO FRANQUEADO
Se a decisão é empreender por meio do sistema de franquias, vale a pena seguir os passos de uma lista simples e bem didática mas que garante um bom nível de segurança na decisão do empresário.
Na verdade, é um resumo do já tratamos anteriormente, em artigos publicados nessa página, a respeito de FRANQUIAS.
1. O QUE VOCÊ REALMENTE QUER
Fundamental o autoconhecimento de quem pretende empreender por meio de franquia. Pergunte-se: O que você realmente pretende, quais seus pontos fortes e fracos, do ponto de vista pessoal? Quais as oportunidades e ameaças para realizar seu projeto? Conheça bem e tire todas as suas dúvidas sobre o sistema de franquia
2. EM QUE AMBIENTE IRÁ ATUAR
Conheça a teoria e a prática do mercado em que pretende atuar. Pesquise sobre potenciais clientes, poder aquisitivo, concorrentes etc.. Converse com outros franqueados sobre suas trajetórias, especialmente sobre os problemas que enfrentam no dia a dia operacional do negócio em que atuam.
3. QUANTO PODE INVESTIR
Qual o investimento necessário? Qual o tempo estimado para retorno do investimento? Qual o risco aceitável para esse investimento? você pode/suporta perder tudo o que investiu? Quanto tempo suporta a operação do negócio sem lucro ou até mesmo dando PREJUÍZO? Lembre-se que é normal e esperado que o negócio passe por um período de maturação no qual normalmente o resultado não é lucrativo. Tenha caixa!
4. ATENÇÃO ÀS OPORTUNIDADES
Esteja atendo a todas as oportunidades que o mercado oferece. É importante “freqüentar” o mercado, via internet, visitando feiras, eventos, fornecedores, enfim, é importante circular na “realidade” desse ambiente antes de tomar sua decisão.
5. CONHEÇA O FRANQUEADOR
Visite a sede do franqueador. Analise a credibilidade do franqueador. Conheça pessoalmente os membros da equipe do franqueador, pergunte, tire as dúvidas e principalmente, documente tudo.
6. CONHEÇA OUTROS FRANQUEADOS
Converse com outros franqueados, de preferência pessoalmente. Visite outras unidades franqueadas. Converse com quem já foi franqueado e procure saber porque deixou o sistema.
7. CONHEÇA NA PRÁTICA A MÃO-DE-OBRA COM A QUAL IRÁ TRABALHAR
Um dos pontos mais difíceis, atualmente, do empreendedorismo é a questão da mão-de-obra e do relacionamento com a equipe. Pense em como você irá se relacionar na prática com seus funcionários. Procure conhecer mais sobre esse aspecto: qualificação necessária; demanda de mão-de-obra na sua região de atuação; faixa salarial; sindicato; direitos etc.
8. LEIA A CIRCULAR DE OFERTA DA FRANQUIA E O CONTRATO DE FRANQUIA
É fundamental ler atentamente a CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA (COF) E O CONTRATO DE FRANQUIA, lembrado que a LEI DE FRANQUIAS exige que a COF seja entregue ao candidato a franqueado com no mínimo 10 dias de antecedência da assinatura do contrato, justamente para garantir que o franqueado tenha tido tempo de avaliar a proposta e analisar todos os aspectos necessários para não tomar uma decisão precipitada. Esteja CONVICTO de sua escolha.
9. CONTRATE UM ADVOGADO ESPECIALISTA EM FRANQUIAS
Contrate um advogado “especialista”. As questões de franquia são muito especificas. Tenha certeza de que o sucesso do seu negocio depende de uma boa assessoria jurídica desde o inicio. Jamais assine um contrato sem ler e sem consultar um advogado.
10. ESTEJA DISPOSTO A CUMPRIR REGRAS
O franqueado basicamente segue regras e padrões. Não há LIBERDADE de investimento e operação do seu negócio.
No próximo artigo, vamos tratar do tema: QUAL O CUSTO DE UMA FRANQUIA.

Vanessa Gramani, associada ao escritório Zanetti e Paes de Barros Advogados Associados, responsável pelo departamento especializado em Franquias e Contratos de Shopping Center.
 
Essas informações foram úteis para você?
Sim Não